Vice de Ratinho Junior e Senado: xadrez político armado no Paraná

Faltando pouco mais de um ano para a próxima eleição, os personagens da política paranaense estão colocados no tabuleiro. As vagas mais cobiçadas nesta disputa são a vice do governador Ratinho Junior e a vaga que será aberta no Senado Federal em 2022. De olho no Palácio Iguaçu, vários partidos tem se movimentado para ocupar o espaço hoje ocupado por Darci Piana, que não está fora do páreo, uma vez que tem cumprido a risca o papel lhe outorgado. No entanto, as ‘movimentações’ estão cada vez mais perceptíveis nas redes sociais, blogs políticos e especialmente nos bastidores do Centro Cívico de Curitiba.

A conta é simples: quem ‘conseguir’ a vaga de vice será governador do Paraná por nove meses e, quem sabe, por mais quatro anos. O mais alto cargo do Estado é o sonho de consumo de caciques e expoentes da política, que disputam na unha a indicação.

Ratinho Junior, como até as pedras da Praça Nossa Senhora da Salete já sabem, deverá ser senador ou candidato a presidente da República em 2026. Por enquanto, o jogo é arriscado e a opção tem sido o banho-maria do tradicional ‘tapinha nas costas’, principalmente do vice governador, que tem por trás o poderoso Sistema S, o que não impede de almejarem ou desejarem seu cargo. A política é isso!

Outro cargo que povoa os sonhos de muitos personagens da política nativa é a vaga de senador que estará aberta em outubro de 2022. Enquanto Alvaro Dias não negocia uma caminhada conjunta com Ratinho Junior, outros nomes já estão no tabuleiro. Um destes é o do deputado estadual Guto Silva, que até então pretendia disputar vaga do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, mas que hoje pensa alto.

E a partida do xadrez político traz outro personagem com as variantes em aberto. Nada impede o ex-juiz Sergio Moro de ser candidato ao Senado. Esse é o plano B para muitos dos seus amigos, principalmente de pessoas próximas.

Mas um percentual considerável da população quer que ele concorra a presidência da República. Então, o jogo é esse, a disputa é esta e, por enquanto, estão se matando para vice de Ratinho.

Com informações do cabezanews

REPÓRTER ALENCAR
© Copyright 2019, Ludegério Alencar Pereira Eireli.
CNPJ: 32.612.586/0001-31
/ Agências de notícias, propaganda e MKT. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Todos os direitos reservados.