Projeto de Anibelli Neto institui dia estadual da cerveja artesanal

O deputado Anibelli Neto, do MDB, protocolou nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 370/2021 que institui o Dia Estadual da Cerveja Artesanal, a ser celebrado anualmente na primeira sexta-feira do mês de agosto.

Ao instituir o Dia Estadual da Cerveja Artesanal, o projeto de Anibelli Neto tem por objetivo promover confraternização entre os cervejeiros e também um reconhecimento a quem produz e a quem serve a bebida.

A data escolhida coincide com o Dia Internacional da Cerveja, data criada em 2007, na Califórnia, nos Estados Unidos, quando um grupo de amigos resolveu intitular aquela sexta-feira como o Dia da Cerveja. Hoje, tal data é reconhecida internacionalmente, sendo comemorada em mais de 200 cidades e 50 países pelo mundo.

Segundo o deputado, sua intenção é “trazer a comemoração para o Estado do Paraná, buscando um motivo de confraternização entre os apreciadores da bebida e fomentando a economia em nosso Estado, mas com maior ênfase na cerveja artesanal, favorecendo os pequenos produtores. Tal medida que pode interferir também diretamente na venda de bares, restaurantes e comércio em geral”.

Anibelli Neto destaca que o Estado do Paraná é um grande produtor de cervejas, se destacando nos últimos tempos o aumento das atividades das cervejarias artesanais, cervejarias pequenas, que prezam pela fabricação tradicional e que são consideradas independentes (com até 25% do capital formado por outras empresas).

De acordo com a Procerva, Associação de Microcervejarias do Paraná, de 2018 a 2020, houve uma média de crescimento de 57% no número de cervejarias artesanais no Paraná. Hoje são 146 artesanais só neste estado. A busca pelo consumo é o principal fator deste crescimento.

O deputado lembra que, como incentivo à divulgação de tais cervejarias, propôs, juntamente com a deputada Maria Victória, a Lei Estadual 18.980/2017, que instituiu em nosso Estado a Rota da Cerveja Artesanal, buscando incentivar um setor turístico sustentável e integrado, impulsionando o processo artesanal e a geração e manutenção de trabalho e renda, além de resgatar e fortalecer as tradições culturais locais, fomentando o turismo na região através da imersão dos visitantes na cultura da cerveja.

REPÓRTER ALENCAR
© Copyright 2019, Ludegério Alencar Pereira Eireli.
CNPJ: 32.612.586/0001-31
/ Agências de notícias, propaganda e MKT. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Todos os direitos reservados.