Leandre busca inclusão de autistas como grupo prioritário para vacinação

Com o objetivo de incluir as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e outras com deficiências não severas, no grupo prioritário do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) enviou um requerimento de indicação ao Ministério da Saúde. O documento foi apresentado esta semana à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, responsável por encaminhar ao ministério. No requerimento, Leandre observa que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 prevê a priorização da vacinação de pessoas com deficiência severa permanente, mas não está clara a inclusão de pessoas com doenças raras, neuromusculares, ou transtorno de neurodesenvolvimento.

“Tanto pessoas com TEA, pessoas com Síndrome de Down e pessoas com deficiências não severas ou permanentes também precisam de acesso imediato à vacinação, pois diversas condições ambientais e biológicas podem contribuir para ampliação do contágio dentro dos núcleos familiares, já que pessoas com essas pré-condições exigem que outras pessoas estejam o tempo todo em interação social”, defende a deputada paranaense.

Ela acrescenta que a imunização dessas pessoas protege não apenas o indivíduo, mas também toda a rede de proteção que atuam no seu cuidado. Neste sentido, Leandre também apresentou um requerimento ao Ministério da Saúde, em Março, sugerindo a inclusão de cuidadores de idosos dentro do grupo preferencial para vacinação contra a Covid. Na época, o documento foi aprovado pelos parlamentares que integram a CIDOSO (Comissão de Defesa dos Direitos Da Pessoa Idosa) da Câmara dos Deputados.

REPÓRTER ALENCAR
© Copyright 2019, Ludegério Alencar Pereira Eireli.
CNPJ: 32.612.586/0001-31
/ Agências de notícias, propaganda e MKT. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Todos os direitos reservados.