Frente fria atinge todo o país e despenca a temperatura no sul

Geada nós Campos de Palmas/PR em Agosto de 2020
Foto: Raphael Augusto

O frio chegou na região sul, nesta sexta-feira,07, as roupas quentes precisaram sair do armário e o que muita gente quer saber é até quando vai durar a queda de temperatura. O que explica essa queda extrema na temperatura é uma massa de ar frio de origem polar que passa pelo Sul do Brasil. Mas, por enquanto, esse inverno dentro do outono não é duradouro.

No sábado (8), o centro da massa de ar frio já vai estar no oceano, e as temperaturas vão começar a se elevar em SC, mas só voltam ao típico de outono na segunda. Da mesma forma, o ar seco e as noites com poucas nuvens vão manter as madrugadas bem frias no Sul do país. Como já é tradicional no Estado, as manhãs também continuarão frias até o começo da próxima semana, mas o cenário muda durante a tarde, quando há o predomínio do sol e a elevação da temperatura.

O inverno vai ser mais frio do que o normal em 2021?

O amanhecer do dia 28 de abril de 2021 registrou a menor temperatura de um mês de abril em Santa Catarina, em Urupema, quando a temperatura chegou a -5,4 °C. Outras manhãs registraram temperaturas abaixo de 0 °C e muita geada.

Com esse recorde, os catarinenses já ficaram em alerta e começaram a temer o frio de inverno no Estado. O meteorologista Leandro Puchalski, explica que a menor temperatura registrada em SC não tem relação com um inverno mais rigoroso e que o fato em Urupema é uma situação isolada.

O meteorologista explica que a previsão é de um inverno normal: nem rigoroso e nem ameno. As massas de ar frio vão chegar na estação baixando as temperaturas, mas nada que fuja do clima de Santa Catarina. A expectativa é para noites frias e tardes até agradáveis, em boa parte da estação.

 

REPÓRTER ALENCAR
© Copyright 2019, Ludegério Alencar Pereira Eireli.
CNPJ: 32.612.586/0001-31
/ Agências de notícias, propaganda e MKT. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Todos os direitos reservados.