Clevelândia vacina população com 50 anos acima

Com uma população estimada segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 1.753 pessoas com idade de 50 a 59 anos, Clevelândia nessa terça-feira (8), aplicou 703 doses de imunizantes em primeira vacinação a população desta faixa etária. O município, segundo levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), vem tendo um excelente desempenho no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) relativo à vacinação conta a covid-19. De acordo com dados do Vacinômetro da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualizado no fim da tarde de ontem, — portanto, sem a atualização da vacinação da população acima de 50 anos —, recebeu até o momento 4.563 doses de imunizantes para primeira dose, e aplicou 3.575.

Com relação a segunda dose, o município recebeu 2.053 doses e 1.853 pessoas já completaram o esquema vacinal. Ou seja, 90,3% dos imunizantes recebidos para esta estratégia, foram aplicadas.

A secretária Municipal de Saúde, Juliana Pacheco Linhares comemora a boa procurar pela vacina em Clevelândia. “A população vem buscando se vacinar, o que é ótimo.”

Juliana lembra que o município tem apenas uma equipe trabalhando na campanha de imunização da covid, e que especificamente no caso dessa terça, o trabalho não foi nem mesmo interrompido para o almoço, tamanha a procura da população.

A secretária explica ainda que a grande maioria da população que ainda não recebeu a segunda dose, foi imunizada com a AstraZeneca, que permite um intervalo maior entre uma aplicação e outra. Mesmo acreditando que a comunidade entendeu a importância do recebimento das duas doses, Juliana comenta, que em havendo necessidade será feito o trabalho de busca ativa, para que todos cumpram com o esquema vacinal.

Programação

Com uma programação de imunização antecipada, se comparada com muitos municípios da região, Clevelândia tem em sua programação a vacinação ainda nesta semana da população na faixa etária de 40 a 49 anos, que também de acordo com o IBGE, é estimada em 2.401 pessoas.

A previsão é de que este novo público receba a primeira dose na quinta-feira (10), no entanto, ainda nesta quarta-feira (9), no cronograma da Secretaria de Saúde devem ser imunizadas pessoas com comorbidades, profissionais de educação e deficiência permanente, todos na faixa de 30 a 34 anos.

Ainda está programada a continuidade da campanha para a população de 50 anos acima.

Já na sexta-feira (11), a campanha é para pessoas acima de 18 anos que tenham comorbidades, deficiência permanente e profissionais de educação.

Com informações da assessoria de imprensa 

REPÓRTER ALENCAR
© Copyright 2019, Ludegério Alencar Pereira Eireli.
CNPJ: 32.612.586/0001-31
/ Agências de notícias, propaganda e MKT. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Todos os direitos reservados.