Aneel aprova novo reajuste de bandeiras tarifárias na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, dia 21, um novo reajuste nas bandeiras tarifárias que incidem nas cobranças das contas de energia elétrica em todo país.

Pela proposta aprovada pela agência, o maior aumneto será no valor da bandeira vermelha patamar 1, que terá alta de 63,7%. A bandeira amarela vai subir 59,5%, e a vermelha patamar 2 aumentará 3,2%.

Já a bandeira verde, seguirá sem cobrança. Os novos valores entram em vigor em 1º de julho e serão válidos até meados de 2023. Veja na imagem abaixo.

 

Segundo a Aneel, a alta reflete a inflação e o maior custo com as usinas termelétricas em 2022, acionadas em momentos de crise hídrica. Desde 16 de abril, vigora no Brasil a bandeira verde, quando foi antecipado o fim da bandeira de escassez hídrica. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a bandeira verde será mantida até dezembro, devido a recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas no início do ano.

REPÓRTER ALENCAR
© Copyright 2019, Ludegério Alencar Pereira Eireli.
CNPJ: 32.612.586/0001-31
/ Agências de notícias, propaganda e MKT. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Todos os direitos reservados.